Plenário - MP 1164: Recria o programa social Bolsa Família - 30/05/2023
Em Análise:
- MP 1164: Recria o programa social Bolsa Família
Analisadas:
- PL 490/07: Regras para demarcação de terras indígenas
A Câmara dos Deputados pode votar nesta semana o marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/07) e a medida provisória que trata da estrutura do governo Lula (MP 1154/23). A pauta oficial do Plenário ainda não foi divulgada, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já anunciou que a análise do marco temporal deve ocorrer nesta terça-feira (30).
Por 324 votos a favor e 131 contra, a Câmara aprovou o regime de urgência para o projeto do marco temporal, que determina que só serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.
O que é marco temporal e quais os argumentos favoráveis e contrários
O relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), defendeu a aprovação do texto. Uma nova versão ainda será negociada com os líderes partidários.
“É inaceitável que ainda prevaleça a insegurança jurídica e que pessoas de má-fé se utilizem de autodeclarações como indígena para tomar de maneira espúria a propriedade alheia, constituída na forma da lei, de boa-fé e de acordo com o que estabelece a Constituição brasileira”, disse o relator.
A urgência foi aprovada sob protesto das bancadas do Psol, da Rede, do PT, do PCdoB e do PV. A deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) afirmou que a Câmara não deveria analisar a questão antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema.
“O PL 490/07 quer transformar em lei a tese do marco temporal, que está prestes a ser julgada no STF. E ainda há 14 projetos de lei de retrocesso apensados a ele, abrindo os territórios dos povos indígenas de isolamento voluntário”, criticou.
O julgamento do STF sobre o marco temporal está marcado para o dia 7 de junho. Os ministros vão decidir se a promulgação da Constituição Federal deve ser adotada como parâmetro para definir a ocupação tradicional da terra por indígenas. O relator da ação, ministro Edson Fachin, votou contra a tese do marco temporal.
Estrutura do governo
Também há expectativa de votação da Medida Provisória 1154/23, que define a estrutura dos ministérios que compõem o governo Lula. A proposta precisa ser votada pela Câmara e pelo Senado até a próxima quinta (1º) ou perderá a validade.
A comissão mista aprovou na quarta-feira (24) o parecer do relator da MP, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), que alterou principalmente a estrutura dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.
Pelo texto aprovado na comissão, o Ministério da Justiça e Segurança Pública voltará a responder pelo reconhecimento e pela demarcação de terras indígenas, retirando atribuições do Ministério dos Povos Indígenas.
Já o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas deixará de ser responsável pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que estará vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; e pelos sistemas de saneamento básico, resíduos sólidos e recursos hídricos, que vão para o Ministério das Cidades.
Isnaldo Bulhões avaliou que o Ministério da Justiça deve continuar sendo o responsável pelo reconhecimento à demarcação das terras e dos territórios indígenas “à luz do princípio constitucional da eficiência administrativa e da continuidade das políticas destinadas aos povos indígenas”.
Sobre as alterações no Ministério do Meio Ambiente, o relator afirmou que o objetivo também é promover a eficiência da gestão pública.
“Considerando que tal cadastro, de forma simples, é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, materialmente, entendemos oportuno e relevante que tal competência seja exercida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos”, opinou.
As alterações foram criticadas por governistas, que já falaram que poderão ir ao STF contra as mudanças. Em audiência na Câmara dos Deputados, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu que o Plenário da Câmara mantenha o texto original da MP.
Para a ministra, se o Congresso retomar a estrutura do governo passado, será uma sinalização ruim para o mundo e serão fechadas as janelas de oportunidades para a transição para um país da sustentabilidade, inclusive podendo prejudicar acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Siga-nos também nas redes sociais:
@camaradosdepu...
Conheça nossos canais de participação:
#CâmaraDosDeputados
1 view
44
5
7 months ago 00:04:21 1
“EM 4 ANOS VOCÊS CORRIGIRAM ZERO DO IMPOSTO E AGORA QUEREM QUE LULA FAÇA TUDO EM 1 ANO“ | Cortes 247
7 months ago 00:07:28 1
“Quebra de isonomia entre os candidatos“: procurador pediu cassação e inelegibilidade!
7 months ago 01:35:00 1
As ELEIÇÕES PORTUGUESAS e o avanço da EXTREMA-DIREITA (feat @brasil247 )
8 months ago 00:00:00 1
🔴 Senado celebra 200 anos ao vivo: Pacheco, ministros do STF e autoridades participam da sessão
8 months ago 00:41:43 1
STF DERRUBA REVISÃO DA VIDA TODA: E AGORA? | TVGGN JUSTIÇA - AO VIVO - 22/03/24
8 months ago 00:32:29 1
De rusos y otras causas. Las tramas que Fossati no investigó | Eduardo Preve y Nelson Cesin en #NQP
8 months ago 00:36:03 1
#PeriodismoImprovisado: “Arbitrariedad y abuso de poder”: Las huellas cabildantes en Vivienda | #NQP
8 months ago 00:05:40 1
Lindbergh não aceita provocação de Eduardo Boslonaro no plenário da Câmara
8 months ago 00:24:06 1
Invitación: Plenario Las Leyes de la Luz
8 months ago 00:09:34 1
LEONEL RADDE HUMILHA BOLSONARISTAS E CALA A BOCA DE TODA A BANCADA DA PLENÁRIO!!
8 months ago 00:39:07 1
Homenagem na ALEP a Roberto Requião, pelos 83 anos de um legado político inestimável para o PR
8 months ago 00:00:53 1
XANDÃO DÁ INVERTIDA EM RODRIGO CONSTANTINO E VIRALIZA NAS REDES | ALEXANDRE DE MORAES
8 months ago 00:05:52 1
NOVA TABELA DO IR: EXIGIAM JÁ DE LULA O QUE BOLSONARO E TEMER NÃO FIZERAM EM 7 ANOS | Cortes 247
9 months ago 00:12:06 1
INDÍCIOS QUE B0LSONARO SERÁ PRESO CAUSA DELÍRIO E ESPANTO NO PLENÁRIO!!!
9 months ago 00:00:00 1
Valdemar decide abrir o bico | Dinheiro de Neymar livrou Daniel Alves de 5 anos de cadeia