🔝 🎬 «HIROSHIMA, MEU AMOR» 1959 (Hiroshima, Mon Amour). Diretor: Alain Resnais. A história de um caso de amor entre um arquiteto japonês e uma atriz francesa que visita o Japão para fazer um filme sobre a PAZ apresenta uma dupla dimensão: uma íntima e uma histórica. Essas duas dimensões se sobrepõem através da evocação à memória, ao passado, ao esquecimento e ao trauma. Alain Resnais e Marguerite Duras tematizam Hiroshima a partir da premissa de que isto seria impossível após os horrores da bomba atômica. E nessa tentativa de captar algo que testemunho nenhum pode comunicar, que está na essência do sentimento da perda e do trágico, eles realizam uma obra-prima única, de um lirismo incomparável.
❗SINOPSE: Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a PAZ. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças veem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada“, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.
🎖🏆 “Hiroshima Meu Amor“ foi aclamado internacionalmente após seu lançamento em 1959, tendo recebido o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cannes e o Prêmio da Crítica de Cinema de NY.
4 views
38
20
9 months ago 01:30:02 13
F2205 - Hiroshima Meu Amor
1 year ago 01:26:08 1
Hiroshima, Meu Amor (1959) Leg
3 years ago 01:30:29 391
Hiroshima, Meu Amor(1959)- Alain Resnais - França, Japão
6 years ago 00:09:17 1
Hiroshima et Nagasaki . Un bombardement stratégique adressé au monde entier
6 years ago 00:14:24 1
Le miracle d’ Hiroshima . Malgré le désastre humain
6 years ago 00:01:34 1
La bombe d’ Hiroshima avait photographié ses victimes .